Torcedor do Mallorca condenado por ofensas racistas a Vinicius Jr. e Samuel Chukwueze

Na quinta-feira, dia 26, um torcedor do clube Mallorca foi condenado pela Justiça espanhola por proferir ofensas racistas aos jogadores Vinicius Jr., do Real Madrid, e Samuel Chukwueze, do Villarreal, durante jogos da LaLiga na temporada de 2023. O caso teve início em fevereiro de 2023, quando o torcedor foi filmado chamando Vinicius Jr. de “macaco”. Duas semanas depois, ele repetiu o ato, insultando Chukwueze no estádio Son Moix.
O réu, que já havia sido investigado anteriormente por crime de ódio e punido com multa e suspensão de acesso a recintos esportivos por 12 meses, foi considerado culpado por crimes contra a integridade moral, agravados por motivações racistas. O tribunal determinou uma pena de 12 meses de reclusão, além de uma proibição de frequentar estádios da Liga Nacional de Futebol Profissional e da Real Federação Espanhola de Futebol por três anos.
No entanto, a pena de prisão foi suspensa após o torcedor enviar uma carta ao brasileiro pedindo desculpas e demonstrando arrependimento durante um programa de igualdade de tratamento e não discriminação. Além disso, outra pessoa ligada à torcida também foi proibida de acessar estádios por um ano, após ofender o zagueiro francês Aurélien Tchouameni em abril. Este jovem, que é menor de idade, deverá cumprir atividades socioeducativas e pagar multas estipuladas pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte.
Em nota, o Real Madrid, que atuou como acusação particular nesses processos, reafirmou seu compromisso em erradicar comportamentos racistas no futebol e no esporte em geral.
Comentários (0)
Comentários do Facebook