Morre o escritor e compositor Antonio Cícero, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 79 anos

Morre o escritor e compositor Antonio Cícero, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 79 anos

Antonio Cícero, renomado escritor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), faleceu nesta quarta-feira (23), na Suíça, aos 79 anos. A artista, que Sofia de Alzheimer, optou por um procedimento de morte assistida e deixou uma carta explicando a sua decisão.

Cícero, carioca e irmão da cantora Marina Lima, teve uma carreira marcada por profundas contribuições à música e à literatura brasileiras. Suas parcerias musicais incluíram grandes sucessos como "Fullgás" , "Para Começar" , e "À Francesa" , imortalizados na voz de Marina Lima, e "O Último Romântico" , célebre na voz de Lulu Santos. Ele também colaborou com nomes como Waly Salomão, João Bosco e Adriana Calcanhotto.

Na carta que deixou aos amigos, Cícero expressou sua luta com a perda de memória causada por Alzheimer e sua decisão de praticar a eutanásia, buscando manter sua dignidade até o fim:
"Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade" , escreveu.

A morte de Antonio Cícero foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira 27 desde agosto de 2017. A perda do escritor e da filosofia é sentida por muitos que admiravam sua sensibilidade artística e suas contribuições filosóficas. Sua irmã, Marina Lima, ajudou a eternizar muitos de seus poemas e canções, que se tornaram parte da cultura brasileira.