UFJF abre vagas para Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou um edital de seleção para o recém-criado curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. Voltado para pessoas já licenciadas, o curso é prioritariamente direcionado a docentes da rede pública de educação básica e será oferecido no turno da noite, com início previsto para o segundo semestre de 2024. Com 50 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 17 de setembro a 1° de outubro de 2024, no site do Copese.
O curso, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), está vinculado à Faculdade de Educação da UFJF. Das 50 vagas, 35 são destinadas a professores da rede pública que já atuam na educação inclusiva, mas não possuem formação adequada na área. As outras 15 vagas serão abertas ao público geral, ou seja, para licenciados que não estejam vinculados à rede pública. A seleção dos candidatos será baseada em critérios como tempo de serviço na educação básica, experiência no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e data de conclusão da primeira licenciatura.
A coordenadora do curso, professora Mylene Cristina Santiago, destacou a relevância dessa nova graduação para a formação docente, especialmente em Juiz de Fora e na região. Segundo ela, a demanda por capacitação em educação especial é crescente, acompanhando o aumento no número de matrículas de estudantes com necessidades especiais em todas as etapas da educação.
Além disso, o curso prevê a concessão de bolsas de estudo para grupos historicamente sub-representados, como indígenas, negros, quilombolas e pessoas com deficiência, por meio do Parfor Equidade.
Comentários (0)
Comentários do Facebook