Tragédia na Índia: Boeing 787 cai pela primeira vez na história e deixa 241 mortos

Pela primeira vez na história da aviação, um Boeing 787 caiu. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (12), na Índia, minutos após a decolagem do voo AI171 da Air India. A tragédia matou 241 pessoas e deixou dezenas de feridos. Apenas um passageiro sobreviveu. A aeronave caiu sobre o refeitório de uma escola de medicina, intensificando o número de vítimas.

Tragédia na Índia: Boeing 787 cai pela primeira vez na história e deixa 241 mortos

Na manhã desta quinta-feira (12), a Índia foi palco de uma das maiores tragédias aéreas de sua história. Um Boeing 787-8 Dreamliner, operado pela Air India, caiu meio minuto após decolar do Aeroporto de Ahmedabad, no oeste do país, com destino a Gatwick, em Londres.

Havia 242 pessoas a bordo232 passageiros e 12 tripulantes, incluindo 11 crianças e passageiros de pelo menos quatro nacionalidades: 43 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense.

A aeronave caiu sobre o refeitório de uma escola de medicina, no momento em que estudantes e médicos almoçavam. De acordo com a reitora da instituição, Minakshi Parikh, pelo menos cinco estudantes morreram no local. Mais de 50 pessoas ficaram feridas, entre vítimas do voo e pessoas em solo.

Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento da queda, seguido por uma explosão e uma densa coluna de fumaça. Segundo a BBC, o avião atingiu ainda uma pousada para médicos próxima ao Hospital Civil de Ahmedabad.

O único sobrevivente foi um homem encontrado na poltrona 11A. Em estado grave, ele foi levado ao hospital. A polícia local inicialmente havia informado que não havia sobreviventes, mas atualizou os dados após o resgate.

A companhia aérea Air India informou que está prestando apoio às famílias e colaborando com as autoridades. Já o presidente da Boeing declarou que está pronto para cooperar com o Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia.

O ministro da Aviação indiano prometeu uma investigação rigorosa: “Não pouparemos ninguém. Não deixaremos pedra sobre pedra.

Dada a gravidade do caso e o modelo da aeronave envolvida, peritos dos Estados Unidos (país de origem da Boeing) e do Reino Unido (devido à presença de cidadãos britânicos no voo) foram enviados à Índia para auxiliar nas investigações.

Um centro de apoio às famílias foi instalado pela Air India com equipes de assistência psicológica e informações em tempo real sobre a identificação das vítimas e andamento da apuração oficial.

Essa é a primeira queda registrada de um Boeing 787, um dos modelos mais modernos da aviação mundial, o que já levanta questionamentos sobre falhas técnicas, operacionais ou externas.