Lula propõe conferência de revisão da Carta da ONU durante reunião do G20

Lula propõe conferência de revisão da Carta da ONU durante reunião do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (25) a intenção do Brasil de propor a convocação de uma conferência para revisar a Carta da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito durante a abertura da reunião ministerial do G20, em Nova York, onde estão presentes as maiores economias do mundo.

A proposta brasileira está baseada no artigo 109 da Carta da ONU, que prevê a realização de uma conferência de revisão do tratado fundamental da entidade. A medida visa adaptar a ONU aos novos desafios globais e restaurar a confiança na organização, que, segundo Lula, enfrenta uma "crise de confiança" e precisa "centralizar a governança global."

"Cada país pode ter sua visão quanto ao modelo de reforma da governança global ideal, mas precisamos todos concordar que a reforma é fundamental e urgente", afirmou o presidente brasileiro. Ele ressaltou que a ONU, criada após a Segunda Guerra Mundial, precisa de "transformações estruturais" para continuar sendo uma plataforma relevante para a resolução de conflitos e a cooperação internacional.

Lula já havia defendido uma "ampla revisão" da Carta da ONU em seu discurso de abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (24), mas sem mencionar especificamente a ideia de convocar uma conferência para tratar da questão.

A proposta brasileira almeja fortalecer o papel da ONU como o centro da governança global, ajustando-a às dinâmicas contemporâneas, em um momento em que crescem as tensões internacionais e a necessidade de uma maior cooperação entre as nações.