STF Anula Processos de Moro Contra José Dirceu na Lava Jato: Decisão de Gilmar Mendes Extende Efeitos de Suspeição

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (28) anular todos os atos processuais conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu, no contexto da Operação Lava Jato. A decisão atinge diretamente as condenações de Dirceu, que somavam mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em esquemas envolvendo a Petrobras.
Mendes também enviou cópia da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde recursos de Dirceu ainda aguardam julgamento. Segundo o ministro, há indícios de que Moro e procuradores da Lava Jato, como Deltan Dallagnol, ajustaram suas estratégias para estabelecer uma linha de atuação que teria Dirceu como um “ensaio” para a denúncia contra o então presidente Lula.
A anulação reforça a decisão anterior do STF que declarou Moro suspeito para julgar Lula, estendendo seus efeitos aos processos envolvendo Dirceu. Mendes afirmou que, assim como em relação a Lula, Moro não teria sido imparcial em sua atuação contra Dirceu, configurando uma violação ao direito a um julgamento justo e imparcial.
4o
Comentários (0)
Comentários do Facebook