Goiânia registra temperatura recorde do ano com 41,1 °C; outras cidades goianas também estão entre as mais quentes do país

Goiânia registra temperatura recorde do ano com 41,1 °C; outras cidades goianas também estão entre as mais quentes do país

Nesta sexta-feira (4), Goiânia atingiu a maior temperatura do ano, registrando 41,1 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da capital goiana, outras cidades do estado de Goiás também figuraram entre as mais quentes do país. A cidade de Aragarças (GO) liderou o ranking nacional, alcançando impressionantes 42,4 °C, seguida de Goiás (GO), com 41,9 °C.

A baixa umidade do ar também chamou a atenção, atingindo 11% em Goiânia, um nível alarmante que coloca a população em estado de alerta para cuidados com a saúde, principalmente a hidratação e proteção contra a exposição ao sol. As medições de temperatura e umidade do ar foram realizadas até as 15h desta sexta-feira, conforme informações do Inmet.

Ranking das cidades mais quentes do país nesta sexta-feira:

  1. ????️ Aragarças (GO): 42,4 °C
  2. ????️ Goiás (GO): 41,9 °C
  3. ????️ Paranã (TO): 41,7 °C
  4. ????️ Porangatu (GO): 41,5 °C
  5. ????️ São Miguel do Araguaia (GO): 41,4 °C
  6. ????️ Goiânia (GO): 41,1 °C

De acordo com Elizabete Alves, meteorologista do Inmet, a onda de calor está sendo provocada por uma massa de ar seco que atua sobre Goiás e outras regiões do Centro-Oeste. Essa condição climática deverá persistir ao longo da próxima semana, aumentando a preocupação com a saúde da população e a possibilidade de queimadas.

Cuidados com a saúde

Com a baixa umidade e as temperaturas extremas, especialistas recomendam redobrar os cuidados com a hidratação, evitar exposição ao sol nos horários de pico e utilizar protetor solar, além de buscar ambientes frescos sempre que possível. A Defesa Civil também alerta para o aumento do risco de incêndios florestais em áreas secas, pedindo colaboração da população para evitar queimadas.