Após seis meses, radares voltam a operar em Goiânia com foco em segurança viária

Os radares de controle de velocidade e fiscalização de trânsito foram reativados em Goiânia após seis meses de inatividade. A ação, que inclui novos equipamentos instalados em corredores de ônibus e vias estratégicas, faz parte de um cronograma para monitoramento de 602 faixas de tráfego na cidade.

Após seis meses, radares voltam a operar em Goiânia com foco em segurança viária

Depois de seis meses sem funcionamento, os radares de controle de velocidade, avanço de sinal vermelho e faixa de pedestres voltaram a operar em Goiânia. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito deu início à reativação dos equipamentos, com as empresas responsáveis passando por um período de teste de 30 dias antes de entrarem em operação oficial.

De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcisio Abreu, os primeiros radares foram instalados nos corredores de ônibus, como parte de uma estratégia para priorizar a segurança em vias de grande fluxo. A instalação começou na região norte da capital, na Avenida Perimetral com a CM-12, no Setor Cândida de Moraes, e segue para a Avenida Universitária nas próximas semanas.

Essa iniciativa faz parte do cronograma estabelecido no Termo de Referência do Edital de Licitação, que prevê a instalação de equipamentos para monitorar as 602 faixas de tráfego da cidade no período de até 12 meses. O processo foi dividido em três lotes:

  • Lote 1: Região sul de Goiânia – Consórcio Anhanguera
  • Lote 2: Região norte de Goiânia – Consórcio Fiscaliza Gyn
  • Lote 3: Criação de uma central de controle para monitoramento – Consórcio Anhanguera

O contrato foi assinado ainda durante a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz e agora passa por análise da administração atual para ajustes e acompanhamento.

A reativação dos radares é considerada uma medida essencial para reduzir acidentes e melhorar o respeito às leis de trânsito. Com o funcionamento pleno dos equipamentos, espera-se maior fiscalização e fluidez nas vias urbanas da capital